img_06
img_07
img_08
img_05
img_04
img_03
img_02
img_01

A Ciência das Cores Aplicada à Indústria Gráfica.

Sobre o CursoConteúdoDetalhesMais Informações
Objetivo:

Apresentar conhecimentos da tecnologia das cores, que vai permitir realizar serviços de alta qualidade com menos desperdícios e com a utilização de metodologias científicas de controle que vão facilitar a avaliação dos produtos finais.

Organizações alvo:

Empresas de impressão gráfica preferentemente com impressão offset em máquinas rotativas.

Profissionais alvo:

Vendas, Pré-impressão, impressão, controles de qualidade e Manutenção.

PARTE 1

Introdução:

  • Situação atual do mercado de impressão gráfica
  • Caminhos para melhoria
  • A reprodução das cores em altos níveis de qualidade como diferenciação de “valor” com outras mídias.
  1. O que é cor
  2. As cores aditivas e subtrativas primárias
  3. O gamut das cores
PARTE 2
  1. As cores e a Pré-impressão
  2. As cores na máquina de impressão
PARTE 3
  1. As materiais primas e as cores
  2. Sistemas de medição das cores
  3. Instrumentos de medição
  4. Utilização de instrumentos
PARTE 4
  1. Conceito de printabilidade
  2. Gerenciamento das cores
  3. Padronização
  4. Meio ambiente
  5. Conclusões
Carga horária:

O curso tem duração de 8 horas académicas ou 6 horas cronológicas, divididas em quatro períodos desde as 9h até às 17 horas.

Material didático:

Livro Uma viagem pelo mundo das cores e certificado de participação.

Valor do investimento:

De acordo com a quantidade de participantes.

O Curso é baseado no livro “Uma viagem pelo mundo das cores” de autoria de Jorge E. Maldonado R. Um documento ou melhor, uma “ferramenta” de leitura leve, simples e divertida sobre um tema complexo e que faz parte do cotidiano dos estudantes e profissionais da indústria gráfica.

Mas por que uma viagem? Porque viagens, aviões e cores são comuns na vida do autor e essa analogia ajuda em um maior (e melhor) entendimento do tema. Também porque este livro é verdadeiramente “uma viagem” por diferentes áreas do conhecimento humano, que vai desde a história, filosofia, física, anatomia até artes e tecnologia, sempre focando o fascinante mundo das cores.

E qual é o objetivo? Aprender, progredir, enfim, adquirir mais informações, as quais podem aplicar em nossos serviços profissionais, para sermos cada dia mais eficientes e com avançados conhecimentos, iguais aos que os comandantes das grandes aeronaves têm.